Proxy significa “procurador” e aplicando este significado às redes de computadores, proxy é um serviço que possibilita a navegação na internet fazendo uma intermediação entre sua máquina local e a web. É por meio do servidor proxy que a conexão à internet pode ser estabelecida.
Existem dois tipos de proxy: físico e software. A função dele é atuar entre o computador que tenta acessar um site e o servidor web. Todos os pedidos de acesso do equipamento de origem precisam necessariamente passar pelo proxy, que os encaminha ao servidor web. Então, ele recebe as páginas requisitadas e a transmite ao navegador do usuário.
Em uma empresa, o proxy tem um papel importante. Como intermediário entre o computador e a internet, ele possui propriedades de filtragem. Eles podem receber configurações que permitem que uma categoria inteira de sites seja impedida que possam pôr em risco a segurança ou a produtividade.
Quanto à segurança, os proxies podem ajudar a combater ameaças externas, bem como programas e arquivos infectados. Quando equipados com firewalls, eles fornecem uma camada adicional de proteção contra ataques cibernéticos.
Deixe uma resposta
Quer juntar-se a discussão?Sinta-se à vontade para contribuir!