O BitLocker trata-se de uma ferramenta de criptografia de discos desenvolvida pela Microsoft. Este recurso permite criptografar o disco rígido do seu computador, protegendo os documentos e arquivos contra o acesso não autorizado.

 

A criptografia de dados é um conjunto de técnicas que impede o acesso não autorizado de dados específicos. A criptografia com BitLocker impede que os usuários não autorizados violem a proteção dos dados do Windows em computadores perdidos ou roubados.

 

Ao ativar o BitLocker, o sistema impede que hackers façam uso das suas informações sem uma chave definida por você. A partir do Windows 7, a Microsoft incluiu a funcionalidade BitLocker To Go, que é capaz de proteger unidades de dados externas.

 

Os novos arquivos passam pela encriptação de forma automática. No entanto, se você copiar os arquivos para outra unidade de disco, eles serão descriptografados automaticamente.

 

No Windows Vista, é preciso possuir a versão Ultimate Business ou Enterprise. No Windows 7, o recurso está disponível nas versões Ultimate e Enterprise. Para Windows 8, 8.1 e 10 é necessário possui a versão Professional ou Enterprise.

 

Para o Windows 10 é obrigatório que o computador tenha um chip TPM (Trusted Platform Module) instalado.

 

O TPM é um chip especial que executa uma autenticação no hardware, software e firmware. Se o TPM detecta uma mudança não autorizada, o PC irá reiniciar em um modo restrito para bloquear possíveis ataques.

 

#FusionSolutions #TI #TecnologiaDaInformação #CVE

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *